Minas Gerais:
(31) 3244-9900
Dedetizadora BH - Minas Gerais

O melhor controle de pragas de Minas Gerais

(31) 3244-9900

Preço da Dedetização em Minas Gerais

Doenças causadas por pombos

 

Os pombos urbanos são aves pertencentes a subfamília Columbinae na qual se encontram aproximadamente 180 espécies. Os ambientes urbanos facilitam a reprodução e dispersão destes animais que em desequilíbrio populacional, podem ocasionar sérios problemas de saúde e danos materiais.

Nas cidades podem viver aproximadamente de três a cinco anos. Possuem hábitos diurnos e de modo geral descem ao solo para se alimentar. Preferencialmente se alimentam de grãos e sementes ingeridos inteiros, podendo também se aproveitar de restos de refeição e até de lixo. Esse comportamento facilita o contato dos pombos com os mais diversos agentes patogênicos propiciando a transmissão de doenças para o homem.

Dentre as doenças que os pombos podem causar temos:

  • Histoplasmose: doença provocada pela inalação da poeira proveniente das fezes secas de pombos contaminadas pelo fungo Histoplasma capsulatum. Este fungo aloja-se no aparelho respiratório e no sistema nervoso central provocando infecções.
  • Criptococose: doença provocada pela inalação da poeira proveniente das fezes secas de pombos contaminadas pelo fungo Criptococcus neoformans. Este fungo aloja-se no sistema nervoso central provando a meningite.
  • Ornitose ou psitacose: doença provocada pela inalação da poeira proveniente das fezes secas de pombos contaminadas pela bactéria Clamidia psittaci. Os sintomas parecem a uma gripe e pode levar a esterilidade.
  • Salmonelose: doença muito comum quando os pombos usam a caixa d’água como poleiros. Provocada pela ingestão de alimentos e agua contaminados por fezes de pombos contaminadas pela Salmonella sp. Os sintomas são digestivos, com febre, diarreia, vômitos e dores abdominais.
  • Dermatites: doença provocada por ácaros provenientes das penas e ninhos das aves. Os pombos podem carregar em suas penas vários parasitas como piolhos, carrapatos e pulgas e infestar os ambientes.

A Toxoplasmose é uma doença transmitida pelos felinos e pombos podem ser hospedeiros intermediários do protozoário Toxoplasma gondii. Somente através da ingestão sua carne crua ou mal cozida e contaminada é que o pombo urbano poderá transmitir o protozoário.

Além das doenças citadas, já foram descritas pela literatura cerca de 57 doenças associadas aos pombos, cujos agentes etiológicos são bactérias, protozoários e vermes. Assim, o Manejo destas aves é essencial para a manutenção de um ambiente saudável.

Consulte uma empresa profissional e obtenha informações sobre as soluções que existem para o Manejo de Pombos em seu imóvel.

Um grande abraço e até breve!

Daniela Fernanda dos Santos

Bióloga/ Especialista em Saúde Publica

ByControl Sistemas de Controle Ambiental

 

[kkstarratings]

Descupinização em BH
Controle de Pombos - Dedetizadora em BH
Dedetização de Baratas em BH
Limpeza de Caixa de Gordura em BH
Manejo Integrado de Pragas em BH