Logo | Uniprag

Minas Gerais: (31) 3244-9900 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Minas Gerais: (31) 3244-9900

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

brocas-de-madeira

Brocas de Madeira

Brocas de madeira seca são besouros, portanto fazem parte da ordem Coleóptera. Os adultos depositam os ovos em peças e estruturas de madeira. Após a eclosão, as larvas alimentam-se desta madeira, gerando galerias na peça infestada e um pó fino proveniente desta atividade. O não aparecimento deste pó indica que a larva completou seu desenvolvimento, preparando-se para empupar. Ao tornarem-se adultos, estes besouros saem em busca de parceiros para acasalar.

O ciclo de vida desses insetos ocorre por metamorfose completa, apresentando as fases de ovo, larva, pupa e adulto. O desenvolvimento completo pode ultrapassar um ano.

As larvas alimentam-se de madeira, formando túneis. Após a cópula, a fêmea deposita seus ovos na mesma peça de madeira de onde emergiu. As larvas tem ciclo longo (vários meses) e os adultos vivem apenas alguns dias ou semanas. Podem atacar madeira viva; infestar madeiras vivas completando o ciclo de vida depois que a madeira estiver seca e outras atacam somente madeira seca.  Algumas espécies atacam madeira em decomposição.

Importância: Os adultos deixam na madeira pequenos orifícios (1 mm de diâmetro); as larvas escavam galerias, deixando vestígios na forma de pó fino ou de granulometria variada, danificando seriamente a madeira ou material infestado.

 

Medidas para o controle de Brocas da madeira

– Proteja a madeira com a aplicação de produtos, seguindo as instruções de uso. A proteção deverá ser feita em todas as superfícies que não tem tinta ou verniz, assim como as juntas nas madeiras.

AS ESPÉCIES DE BROCAS DE MADEIRA MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:


  • ANOBÍDEOS

  • LICTÍDEOS

ANOBÍDEOS

Espécie acostumada a reprodução em habitats naturais como bibliotecas, museus, propriedades antigas e abandonadas. No geral, procuram por madeiras brutas (ou seja, materiais sem tratamento), onde suas lavas se desenvolvem de maneira saudável. Alguns gêneros podem também ser encontrados em sementes e caules de plantas.

LICTÍDEOS

Os lictídeos se caracterizam por seus ataques em madeiras com baixo nível de umidade. Sedentos por amido, podem se adaptar aos mais diferentes tipos de locais na procura por alimento. Devem ser evitados da mesma maneira como para os cupins.

ALÉM DE MINAS GERAIS, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento