Logo | Uniprag

Minas Gerais: (31) 3244-9900

         Whatsapp: (31) 99789-1182 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Minas Gerais: (31) 3244-9900

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

caramujos

Caramujos

O caramujo é um molusco da classe dos Gastrópodes. São mais de 20.000 espécies descritas e distribuídas tanto nas regiões tropicais e temperadas do planeta.

Os caramujos são hermafroditas possuindo os dois sexos no mesmo indivíduo.

No Brasil, o caramujo considerado praga pertence a espécie Achatina fulica (caramujo africano), introduzido no pais em 1988 visando ao cultivo e comercialização do escargot.

Esse molusco pode transmitir ao ser humano o verme Angiostrongylus cantonensis causador de meningite, por ser o hospedeiro natural dele. Esse tipo de meningite ocorre principalmente na Ásia, porém, há notificação de casos em Cuba, Porto Rico e Estados Unidos. Apesar disso, são baixas as chances de essa doença se instalar no país.

Apesar de não haver registro de exemplares de Achatina fulica adultos naturalmente infectados no Brasil, as larvas podem se infectar através da ingestão de hortaliças contaminadas com o muco deixado pelo molusco adulto silvestre ao se movimentar. Por isso, recomenda-se lavar as verduras em água corrente e depois deixar as mesmas em molho, bastando colocar apenas uma colher de sobremesa de água sanitária em um litro de água e deixar os alimentos em molho por durante 15 minutos.

Devido ao seu sucesso reprodutivo, ele tornou-se uma terrível praga agrícola, alimentando-se vorazmente de diversos vegetais de consumo humano, e por isso um parecer técnico publicado pelo Ibama e pelo Ministério da Agricultura em 2003, que considera ilegal a criação de caracóis africanos no país, determina a erradicação da espécie e prevê a notificação dos produtores sobre a ilegalidade da atividade. Este parecer vem reforçar a Portaria 102/98 do Ibama, de 1998, que regulamenta os criadouros de fauna exótica para fins comerciais com o estabelecimento de modelos de criação e a exigência de registro dos criadouros junto ao Ibama.

 

Medidas de Prevenção contra Caramujos

  • Manter limpos os quintais das casas, retirando todo o entulho e o mato, pois servem de abrigo para os caramujos
  • Não utilizar a concha como objeto de artesanato porque podem estar contaminadas;
  • Evitar a proliferação dos ovos do caramujo na terra a ser utilizada para o cultivo de plantas em vasos.

ALÉM DE MINAS GERAIS, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento