Logo | Uniprag

Minas Gerais: (31) 3244-9900 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Minas Gerais: (31) 3244-9900

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

pombos

Pombos

Originada pelo cruzamento seletivo da espécie selvagem do “pombo das rochas”, os pombos domésticos são aves classificadas no gênero Columbinae que hoje podem ser encontradas em todo o mundo, apresentando ampla variação de cor de plumagem e tamanho, sempre sinantrópico.

Historicamente, estes animais foram trazidos ao Brasil pela família real portuguesa e rapidamente aqui se adaptaram e desde então muitas dificuldades vêm surgindo com a intensa proliferação destes animais em áreas urbanizadas, fundamentalmente pelo desconhecimento e desordenação do homem ao ocupar novos espaços para lazer, moradia e trabalho.

Muitas vezes relacionado na lista de pragas urbanas, o pombo possui para seu controle como a portaria do IBAMA 29 de 24/3/94, que classifica o pombo como componente da fauna brasileira e, portanto, passível de “abrigo legal” pela lei federal 9.605 de 1999, a lei de crimes ambientais.

Sendo assim, algumas ações legais podem ser aplicadas para auxiliar na solução dos problemas com os animais citados. São elas: inclinação da superfície de pouso; uso de estruturas que impeçam ou desestabilizem o pouso; emprego de espantalhos; emprego de refletores luminosos; emprego de aves de rapina; equipamentos sonoros de ultrassom; tiros de ar comprimido; sonorizadores diversos; fogos de artifício; gel irritantes de contato; cercas eletrificadas; armadilhas para captura; uso de anticoncepcional; vedação de espaços ou vãos; destinação de resíduos em geral; controle de fontes alternativas de alimento.
Com tais precauções evita-se a transmissão de possíveis doenças respiratórias e cutâneas carreadas por seus ectoparasitas, além de outras doenças como: psitacose; salmonelose; histoplastose; criptococose; toxoplasmose.

 

Medidas Preventivas contra Pombos

  • Impedir locais de acesso onde eles possam pousar
  • Fechar bem a tampa do lixo e retirar restos que, por acaso, tenham caído no chão
  • Somente levar o lixo para fora de casa minutos antes de o lixeiro passar
  • Não jogar comida no chão; se cair, retirar
  • Lavar com água em vez de apenas varrer os locais onde pombos defecam
  • Dar comida aos animais de estimação em um horário específico

ALÉM DE MINAS GERAIS, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento