Logo | Uniprag

Minas Gerais: (31) 3244-9900 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Minas Gerais: (31) 3244-9900

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

pragas-de-graos

Pragas de Grãos

A conservação inadequada dos grãos favorecem a proliferação de alguns insetos conhecidos como pragas de grãos armazenados.

O conhecimento do hábito alimentar de cada praga constitui elemento importante para definir o manejo a ser implementado na massa de grãos ou sementes.

Os insetos encontrados nos produtos armazenados podem ser classificados, segundo suas características biológicas e de ecossistema, em pragas primárias e secundárias, pragas associadas e de infestação cruzada. As pragas primárias são aquelas que atacam grãos íntegros e sadios, secundárias se caracterizam por se alimentarem de grãos já danificados, trincados, quebrados e/ou com defeitos na casca, pois não conseguem atacar grãos inteiros, as pragas associadas não atacam diretamente o grão. Alimentam-se dos resíduos resultantes do ataque das pragas primárias e secundárias e dos fungos associados aos grãos, prejudicando o aspecto e a qualidade do produto armazenado. As pragas de infestação cruzada são aquelas que atacam o produto tanto na lavoura como durante o armazenamento.

Temos como exemplo de insetos primários os gorgulhos dos grãos – Sitophilus zeamais; o caruncho-do-feijão – Zabrotes subfasciatus (Boheman) e Acanthoscelides obtectus (Say); e as traças-doscereais – Sitotroga cerealella (Olivier), existem também os primários externos que alimentam-se do grão externamente, podendo atacar a parte interna, favorecendo o ataque de outras pragas que são incapazes de romper a película protetora dos grãos, a Plodia interpunctella (Hübner), o menor bloqueador dos grãos, Rhyzopertha dominica e os besourinhos Lasioderma serricorne (Fabricius) e Tenebroides mauritanicus (Linnaeus) são exemplos de insetos primários externos. Como exemplo de insetos secundários têm-se os besourinhos Tribolium castaneum (Herbst), T. confusum (Jaqueline Du Val), Oryzaephilus surinamensis (Linnaeus), Cryptolestes ferrugineus (Stephens) (FARONI & SILVA)

 

Exemplos dessas pragas são as espécies Rhyzopertha dominica (Fabricius, 1972), Sitophilus oryzae (Linnaeus, 1763) e S.zeamais (Motschulsky, 1855), Plodia interpunctella (Hübner, 1813) (LORINI, 2008), Cryptolestes ferrugineus (Stephens, 1831), Oryzaephilus surinamensis (Linnaeus, 1758) e Tribolium castaneum (Herbst, 1797) (LORINI, 2008).

 

Medidas Preventivas contra Pragas de Grãos Armazenados

  • verificar as condições de armazenagem dos grãos e sementes, da unidade armazenadora e unidade de beneficiamento de sementes;
  • identificar as espécies e populações de pragas ocorrentes e seus danos;
  • verificar a limpeza e a higienização das instalações de armazenagem;
  • usar de medidas preventivas e curativas de controle de pragas;
  • usar de boas práticas no transporte das cargas de grãos.

ALÉM DE MINAS GERAIS, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento