Logo | Uniprag

Minas Gerais: (31) 3244-9900 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Minas Gerais: (31) 3244-9900

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

tracas

Traças

Na área urbana as traças estão classificadas em três grupos de insetos reunidos em duas Ordens: Ordem Thysanura: as “traças dos livros” ou “traças prateadas”; e a Ordem Lepidoptera: as “traças das roupas” e “traças de produtos armazenados”.

Nas áreas rurais há um grande número de espécies de traças que causam enormes prejuízos à agricultura. Existem também espécies que se alimentam da cera dos favos das abelhas.

As traças têm preferência por ambientes úmidos e apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão do inseto, levada junto a livros e utensílios domésticos em casos de mudança.

Traças dos livros são muito comuns em residências. Estes insetos são ápteros e apresentam apêndices caudais longos. Alimentam-se de substâncias com proteínas, amido e açúcar, podendo consumir cereais, farinhas úmidas, papéis que contenham cola,etc. O desenvolvimento ocorre sem metamorfose, dessa forma os jovens assemelham-se aos adultos. O período de desenvolvimento depende das condições climáticas, mas geralmente ocorre em cerca de um ano.

Traças das roupas sofrem metamorfose completa, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são depositados em tecidos e neles ficam aderidos. As larvas têm um casulo em forma de losango e são encontradas em superfícies de paredes, móveis, etc. Os indivíduos adultos são alados, mas voam pouco. Geralmente são encontrados em locais escuros, como armários e gavetas.

A umidade tem grande influência no desenvolvimento destes insetos, sendo o ambiente ideal bastante úmido e quente, além de escuro. Alimentam-se de tecidos, poeira, papel, entre outros.

Medidas de Prevenção contra Traças:

  • evitar o acúmulo de papéis velhos,
  • manter livros e revistas em locais adequados e limpos,
  • evitar pontos de umidade (principalmente em gabinetes escuros de pias),
  • evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados,
  • manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó,
  • inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis,
  • manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

 

Roupas atacadas poderão ser colocadas em sacos plásticos e dispostas em freezer por alguns dias, matando os ovos e traças (ou insetos) infestantes.

  • alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados.
  • o uso de naftalina auxilia na prevenção e no controle de traças.

Em infestações muito severas, o uso de determinados produtos inseticidas domissanitários, aplicados por uma empresa profissional, certamente será a opção mais viável de controle.

ALÉM DE MINAS GERAIS, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento