Minas Gerais:
(31) 3244-9900
Dedetizadora BH - Minas Gerais

O melhor controle de pragas de Minas Gerais

(31) 3244-9900

Preço da Dedetização em Minas Gerais

Pombos: riscos à saúde e métodos de controle em Belo HorizontePombos: riscos à saúde e métodos de controle em Belo Horizonte

Pombos são aves simpáticas à primeira vista, mas saiba que é um perigo ter contato direto com ela e também com ambientes cheios de sujeiras de pombos, como excrementos.

Isso porque essa praga urbana transmite inúmeras doenças, além de danificar o patrimônio público e privado. Ou seja, é um animal que deve ter a sua população controlada o quanto antes para evitar problemas.

É comum encontrar pombos em centros urbanos, como Belo Horizonte. Muitas pessoas, inclusive, dão comida a eles. Mas essa atitude é contraindicada pois aumenta mais a proliferação do animal, criando danos contínuos ao ambiente.

Geralmente temos simpatia por aves porque muitas delas são animais domésticos. Mas o pombo tem mais riscos do que benefícios para o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Afastar pombos - Manejo de pombos em Minas Gerais
Preço da Dedetização em Minas Gerais

Conheça os tipos de aves que causam problemas nos centros urbanos de Belo Horizonte

O pombo é a principal espécie de ave que causa problemas em Belo Horizonte e demais centros urbanos. Mas você deve atentar-se para outras que também proporcionam o mesmo efeito.

 

Conheça abaixo a característica de cada uma delas e fique em alerta:

Pombos

pombo-comum ou pombo-doméstico em Belo Horizonte
Preço da Dedetização em Minas Gerais

O pombo-comum ou pombo-doméstico é o mais encontrado nas ruas.

Seu nome científico é Columba Livia. Pode ser encontrado com diferentes cores como cinza, marrom ou branco e possui cerca de 38 cm de comprimento em média. Geralmente escolhe uma parceira para vida toda e tem 2 crias por ninhada.

Os ambientes mais comuns para abrigos de pombos são terraços, brechas entre prédios ou rochas, forros, parapeitos, ou seja, locais altos.

Eles se aproveitam da situação deixada pelo homem nas ruas para se reproduzir e sobreviver. Nesse meio tempo acabam se alimentando de restos de alimento, lixo e outros materiais degradantes.

Assim sendo, eles adquirem bactérias, vírus e outros microrganismos.

Urubus

O urubu-de-cabeça-preta é uma das espécies mais comuns dessa ave.

Seu nome científico é Coragyps atratus. Seu hábito é diurno e realiza diversos voos planados nos centros urbanos. Possui corpo negro e cabeça pelada. Mede de 50 a 70 cm de comprimento. Ou seja, é animal bem grande e pesa cerca de 1.20 kg.

Apesar de se abrigar um pouco mais afastado dos centros urbanos, essa espécie pode procurar elementos para sua sobrevivência nas cidades. Por isso é tão comum ver urubus voando por aí.

Sua alimentação é composta por carniças e frutas. Se não há alimentos, pode até comer lixo. Nesse tipo de atividade, o animal adquire microrganismos nocivos como fungos, parasitas e outros.

Afastar urubu-de-cabeça-preta em Minas Gerais
Preço da Dedetização em Minas Gerais

Pássaros

Existem cerca de 5.400 espécies de aves da ordem Passeriformes, que engloba os pássaros ou passarinhos.

Qualquer um deles tem os mesmos problemas que os pombos: transmitem doenças, causam sujeiras nas cidades e danos ao patrimônio público e privado.

Nos centros urbanos, as aves alimentam-se de restos de comida e até materiais encontrados em lixos. Isso provoca doenças, com a propagação de agentes patógenos entre as aves.

Algumas características gerais dos animais são:

  • pata com 4 dedos e escamas;
  • pele grossa e seca;
  • temperatura corporal contínua;
  • entre outras.

Rolinhas

A rolinha é uma ave pioneira. Foi a primeira a se adaptar aos centros urbanos e é comum encontrá-la em muitas ruas.

O nome científico dela é Pombinha talpacoti. Ela mede cerca de 17 cm de comprimento e seu peso é de aproximadamente 50 gramas. A plumagem dela é marrom e cabeça cinza azulada. Sua alimentação consiste em grãos e sementes que se encontram no chão.

A vinda da rolinha para as cidades tem origem no desmatamento de seu habitat.

Geralmente vive em áreas abertas. Ela é simpática ao homem mas deve-se ter cuidado com o contato direto com ela, pois como demais aves, transmite doenças. É muito encontrada em praças e jardins de residências e prédios.

Preço da Dedetização em Minas Gerais

Saiba quais doenças podem ser transmitidas pelos pombos e seus similares

1. Criptococose

Sendo a doença mais conhecida transmitida pelas aves, a criptococose é uma enfermidade infecciosa originada pela presença do fungo Cryptococcus neoformans nos excrementos das aves. Permanece ativo por cerca de 2 anos. A doença se instala pela inalação dos esporos do fungo.

Por isso é importante não ter contato com ambientes cheios de pombos e seus excrementos. A enfermidade ataca o sistema respiratório, causando problemas para a cavidade nasal. O fungo pode se espalhar por meio da circulação do organismo humano.

SINTOMAS

  • Corrimento nasal;
  • Dispnéia;
  • Confusão mental;
  • Nuca rígida;
  • Dor no peito;
  • Problemas na visão;
  • Entre outros.
Desentupimento de vaso sanitário em Belo Horizonte
Desentupimento de vaso sanitário em Belo Horizonte
Desentupimento de vaso sanitário em Belo Horizonte
Desentupimento de vaso sanitário em Belo Horizonte

2. Histoplasmose

A histoplasmose é uma doença também causada por fungos, o chamado Histoplasma capsulatum. Da mesma maneira como a criptococose, ela é contraída por meio da inalação de microrganismos contidos nos excrementos dos pombos e demais aves. É chamada também de doença das cavernas, local onde pombos e morcegos podem se abrigar.

O fungo instala-se nos alvéolos pulmonares e os deixa inflamados. Podem também penetrar pela corrente sanguínea. O número de casos está aumentando em todo o Brasil, todos os anos.

SINTOMAS

  • Febre;
  • Tosse seca ou com sangue;
  • Dor no peito e nas articulações;
  • Inchaço nas pernas;
  • Sudorese;
  • Falta de ar;
  • Entre outros.

3. Salmonelose

A salmonelose é uma doença causada pela bactéria do tipo Salmonella. Afeta o sistema digestivo e pode ser contraída por meio de aves que são consideradas pragas urbanas como o pombo.

O microrganismo sobrevive no tubo digestivo das aves. Elas podem ou não desenvolver a doença, o que torna ainda mais perigoso pois você não sabe se o animal está doente.

Mais uma vez as fezes dos pombos e aves similares são responsáveis pela transmissão da enfermidade para seres humanos. É importante sempre lavar as mãos quando chegar em ambientes internos e manter-se longe de áreas cheias de sujeiras de pombos.

SINTOMAS

  • Dor no abdômen e músculos;
  • Calafrios;
  • Desidratação;
  • Perda de apetite;
  • Apatia;
  • Febre;
  • Diarreia com sangue;
  • Dor de cabeça;
  • Entre outros.
Desentupimento de vaso sanitário em Belo Horizonte

Quais são os métodos de controle de pombos e outras espécies similares?

Desentupimento de cano de água potável em Belo Horizonte
Preço da Dedetização em Minas Gerais

Apesar do incômodo provocado pelos pombos, você não pode eliminá-los de forma indiscriminada.

Isso porque essa atitude configura-se crime ambiental. Ou seja, é necessário realizar um serviço de manejo de pombos em BH, que também é utilizado para as outras aves invasoras.

 

Conheça alguns métodos para controle de pombos em Belo Horizonte e demais centros urbanos:

1. Sistema LH 120 – repulsão por campo eletromagnético

Nesse tipo de método utiliza-se um equipamento que gera um campo eletromagnético que desorienta os animais. Dessa forma, a redução é de 100% das aves no local tratado. Esse maquinário cumpre as normas ambientais do IBAMA e tem tecnologia moderna e segura.

A ByControl Uniprag realiza a instalação, monitoramento e assistência técnica do equipamento que repele os pombos. Você não precisa se preocupar com absolutamente nada! Saiba mais sobre esse serviço de controle de pombos aqui.

2. Adesivo repelente

Esse outro método de controle de pombos é tão seguro quanto o método anterior. Não oferece riscos de vida para as aves, nem queimaduras e ferimentos. É utilizado no produto componentes ativos como adesivos ou gomas que se prendem na pata das aves, dificultando sua locomoção.

Assim sendo, o pombo percebe que a área não é amigável para ele e transmite esse alerta para as outras espécies, que não se aproximam mais da área.

Desentupimento de cano de água potável em Belo Horizonte

3. Espículas e demais barreiras físicas

Podem ser colocadas barreiras físicas para evitar o pouso das aves no local. É importante ter uma medição prévia para que o objeto de repulsa possa ficar em toda a extensão do ambiente. As espículas são utilizadas para esse fim, além de telas, molas e fios tensionados.

Solicite orçamento para controle de pombos e outras espécies que são consideradas pragas urbanas

Se você necessita do serviço de controle de pombos em BH, entre em contato com a ByControl Uniprag. Fazemos parte da rede Uniprag, que possui diversas controladoras de pragas e vetores pelo Brasil.

Essa troca de experiência faz com que tenhamos sempre novidades e procedimentos modernos de controle de insetos e animais nocivos à saúde do homem. Tire suas dúvidas e solicite um orçamento para controle de pombos em BH.

Preço da Dedetização em Minas Gerais

Cotação Grátis

Controle e Manejo de Pombos em Belo Horizonte

Atendimento:

Dedetizadora BH | Dedetização em Belo Horizonte | Descupinização

Tratamento de cupim em madeira: por que o sistema de iscas, Sentricon, é a escolha mais segura e eficiente?

O tratamento de cupim em madeira é uma preocupação central em projetos arquitetônicos e na manutenção de imóveis que valorizam esse material nobre. Estruturas de telhado, decks, pergolados e detalhes construtivos são um alvo constante para a ação silenciosa e destrutiva dos cupins. Por muito tempo, a única solução parecia ser a barreira química, um método invasivo e com alto impacto ambiental.
Felizmente, a tecnologia evoluiu. Hoje, é possível proteger seu patrimônio de forma mais inteligente, eficaz e sustentável. A abordagem moderna foca não apenas em eliminar a praga, mas em fazê-lo com o mínimo de impacto para o ambiente, a estrutura do imóvel e, principalmente, para as pessoas.
Neste artigo, vamos comparar o método tradicional com o moderno sistema de iscas para cupins (Sentricon) e mostrar por que ele é a escolha superior para o tratamento de cupim em madeira.

O método tradicional (barreira química) e seus riscos

A abordagem convencional para o controle de cupins subterrâneos envolve a criação de uma "barreira química". O processo consiste em perfurar o solo e as estruturas ao redor do imóvel para injetar centenas de litros de inseticida líquido, criando um perímetro envenenado.
Apesar de ter sido amplamente utilizado, este método apresenta desvantagens significativas. Além de ser invasivo para a estrutura (exigindo furos em pisos e paredes), ele representa um risco de contaminação do solo e de lençóis freáticos.
A aplicação de grandes volumes de veneno no ambiente é uma preocupação crescente para clientes com crianças, animais de estimação ou consciência ecológica.

O sistema de iscas (Sentricon): a solução inteligente e sustentável

O Sistema Sentricon revolucionou o controle de cupim ecológico ao usar a própria biologia da praga para eliminar a colônia inteira. Em vez de veneno líquido, ele utiliza iscas com um regulador de crescimento de insetos, que é altamente atrativo para os cupins.
O processo é discreto e engenhoso. Estações são instaladas em pontos estratégicos no solo. As operárias encontram a isca, a levam para a colônia como alimento e a distribuem para os outros membros, incluindo a rainha. O ingrediente ativo impede o crescimento dos cupins, e em pouco tempo, toda a colônia é eliminada pela raiz.

Por que Sentricon é a melhor escolha para o tratamento de cupim em madeira?

Quando o objetivo é proteger estruturas de madeira, a superioridade do sistema de iscas é ainda mais evidente.

Ação direcionada e não invasiva

Diferente da barreira química, o Sentricon não exige perfurações na sua estrutura de madeira. As estações são instaladas no solo, ao redor da propriedade. O tratamento acontece sem danificar seu telhado, piso ou paredes, preservando a integridade do seu patrimônio.

Segurança para o ambiente e para as pessoas

A isca utilizada no Sentricon é específica para o metabolismo dos cupins. O ingrediente ativo é aplicado em quantidades muito pequenas e fica contido dentro das estações de segurança. Isso o torna uma solução infinitamente mais segura para sua família, seus pets e o meio ambiente.

Monitoramento contínuo e prevenção


Após a eliminação da colônia, o sistema permanece no local, funcionando como um anel de proteção. As estações são monitoradas periodicamente para detectar e eliminar qualquer nova tentativa de invasão, oferecendo uma proteção contínua e de longo prazo para suas estruturas de madeira.

Riscos da Negligência e Benefícios da Ação Preventiva

Como destacamos inicialmente, ignorar a necessidade da limpeza técnica acarreta graves consequências, enquanto a prevenção traz retornos significativos. Veja alguns pontos principais que podemos listar:

Riscos:

Infestações de Pragas: Como visto, a sujeira é um convite direto para ratos, baratas e formigas.
Acidentes de Trabalho: Pisos escorregadios e equipamentos sujos são grandes causadores de acidentes.
Sanções e Multas: A Vigilância Sanitária em Minas Gerais é rigorosa. A falta de higiene pode levar a multas pesadas e até à interdição do local.
Mau Funcionamento de Equipamentos: O acúmulo de sujeira causa superaquecimento e desgaste, levando a paradas e custos de manutenção.
Benefícios:

Aumentar a vida útil dos equipamentos: A manutenção da limpeza previne a corrosão e o desgaste.
Proporcionar ambiente de qualidade: Um local limpo e seguro melhora a moral e a produtividade dos colaboradores.
Evitar a vinda de pragas: Elimina as condições favoráveis à sua sobrevivência.
Reduzir custos a longo prazo: A limpeza periódica evita prejuízos com pragas, multas e quebras de equipamentos.

Garanta a conformidade e a segurança da sua indústria com o suporte da ByControl

 

Em caso de Limpeza Industrial, peça ajuda profissional a quem entende do assunto! A ByControl é especialista em serviços de limpeza técnica industrial em Belo Horizonte e região, atuando em total conformidade com as normas de segurança e as exigências sanitárias.

Integramos a limpeza profunda com a estratégia de controle de pragas, oferecendo uma solução completa para sua empresa. Não espere a fiscalização ou uma infestação acontecer.