Período chuvoso favorece o aparecimento de escorpiões
A proliferação de insetos que são atraídos pela umidade como aranhas, baratas e escorpiões estão na lista dos animais peçonhentos que são constantemente encontrados nas residências em época de chuvas. Com o abrigo alagado por conta do maior volume de água, escorpiões, por exemplo, procuram por lugares mais secos. É quando este aracnídeo é obrigado a sair de seu esconderijo e então se aproxima mais do ser humano.
Como resultado desta fuga do molhado para o seco, existe um aumento no número de acidentes com escorpiões na temporada de chuvas. Alguns cuidados como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar, podem ajudar a diminuir os riscos da picada, que causa muita dor.
Para evitar a presença indesejada em período de chuvas, segue alguns cuidados que podem ajudar na prevenção do aparecimento deste aracnídeo tão temido:
-Vedar frestas, vãos, buracos e ralos;
-Usar telas de proteção;
– Manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada;
-Não acumular restos de materiais de construção, que podem servir como abrigo.
O escorpião alimenta-se de baratas, então é bom também evitar o surgimento do inseto, principalmente mantendo a casa bem limpa. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral também são os locais prediletos dos escorpiões.
E em caso de picada, a pessoa deve procurar o hospital mais próximo e, se possível, capturar o escorpião e levá-lo junto para ajudar a identificar a espécie.
Daniela Sena – Estudante do curso de Ciências Biológicas
[kkstarratings]
Atendimento:
